Uma Democracia forte, vemos que esta tem oito dimensões: liberdade, capacidade de resposta, igualdade, responsabilidade, participação, competição e respeito pela legalidade.
Cada cidadão, através da liberdade, tem o poder de fazer e não fazer tudo o que lhe é permitido. Então, como estabelecer sua própria vida social e individual? A ideia de liberdade não atinge apenas o Estado, mas diz respeito também ao exercício dos direitos comuns de circulação, organização, agregação e expressão.
O indivíduo deve ter a liberdade de escolher com quem se comunicará e interagirá, bem como a liberdade de escolher o seu trabalho e o estabelecimento do seu ambiente familiar.
Devem também receber tratamento igual e ter livre acesso a recursos de entidades privadas, tais como bancos, agências, companhias de seguros, empresas, empregadores e prestadores de serviços essenciais.
O cidadão não precisa se sentir ofendido ou obrigado a escolher um modelo de vida imposto pelo Estado, ou por instituições privadas.
Para a expansão dos recursos da sociedade e o desenvolvimento de um país, bem como o crescimento econômico, ambiental e social, uma Democracia deve contar com participação e competição.
Deve demonstrar a capacidade de: garantir o acordo entre a comunidade, empregar valores, motivar e impulsionar as pessoas e preservar o ambiente em que se vive.
A possibilidade de intervenção direta na política por parte dos interessados deve ser escolhida por meio de uma votação livre e igualitária.
A capacidade de resposta é essencial para que o Estado cumpra todas as exigências que lhe são cometidas. Bem como a responsabilidade assumida junto aos cidadãos, garantindo todos os direitos fundamentais pelo Estado democrático.
O Estado deve garantir todas as características fundamentais da Democracia, concretizando todos os direitos quando necessário. Para alcançar a Democracia, os órgãos governamentais devem estar relacionados e em equilíbrio.
O sistema eleitoral, os direitos e liberdades, os direitos à participação constante da população, os meios de comunicação social, a independência dos poderes e o poder efetivo de governar devem permanecer sempre interligados.
Quando uma nação se enquadra nesses pontos, o Povo vive feliz e contente com uma nação próspera.