A Missão do Fóro da Democracia Global é fortalecer a Democracia mundialmente e os processos políticos das nações democráticas, em particular apoiando a mesma como a melhor opção para garantir a paz, a segurança e o desenvolvimento.
Segundo o nosso objetivo, as nossas funções visam aumentar a legitimidade e o equilíbrio das instituições, e reforçar os mecanismos que conduzem à sua manutenção, assim contribuindo no fortalecimento do processo de democratização e das instituições representativas.
A Democracia é um “governo em que o Povo exerce a soberania”, um “regime em que há liberdade de associação e expressão, em que não há distinções ou privilégios de classe hereditários”
O que seria, então, uma Democracia Forte e Plena?
Este é um conceito amplo, difícil de resumir em poucas palavras: Democracia Forte é a Voz Plena do Povo.
Numa Democracia plena, todos os cidadãos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade.
I) Participação social. Podemos afirmar que a participação social é o coração da Democracia.
II) Responsabilidade e Transparência: Os termos podem ser assustadores, mas o conceito é simples: responsabilidade significa responder com habilidade aos anseios do Povo, para tanto terá que ter uma prestação de contas constante – ou seja, a atuação em todas as esferas do governo devera ser feita com transparência irrestrita. A participação social é essencial para responsabilizar os políticos e os governos. E sem transparência não existe Democracia.
III) Liberdade de expressão. A liberdade de expressão é um direito fundamental de todo cidadão numa Democracia de fato e de direito. Esta, porém, deve ser acompanhada de informação de qualidade, com diversidade de fontes, capaz de encorajar uma pluralidade de pontos de vista e promover uma multiplicidade de vozes. Garantir a liberdade de expressão é também uma forma de incentivar a participação popular nas diversas esferas públicas.
IV) Respeito pelas regras e instituições democráticas. Uma palavra central na Democracia é “Respeito”. Ao mesmo tempo, são as instituições que formam a base de uma Democracia, e isso é feito por meio de leis, sempre que estas tenham origem e sejam: propostas, debatidas e previamente aprovadas pelo Povo.
Resumindo: fica claro que numa Democracia, as Instituições devem respeito e estão ao Serviço da Autoridade Máxima, a qual é o Povo.