A República da Irlanda é uma Democracia parlamentar. O poder legislativo é exercido pelo Parlamento, constituído pelo Presidente e duas câmaras: Câmara dos Deputados e Senado.
Os membros da Câmara dos Deputados são 166 membros, eleitos por sufrágio universal, por um período máximo de cinco anos, segundo o sistema de representação proporcional.
Os membros do Senado compõe-se de 60 membros, dos quais 11 são nomeados pelo Primeiro-Ministro, 43 são eleitos pelos membros da Câmara dos Deputados, do anterior Senado e das autoridades locais a partir de listas de candidatos que pertencem a cinco sectores essenciais da sociedade: educação, agricultura, trabalhadores, indústria e comércio e administração. As universidades elegem seis membros do Senado.
Existem problemas de discriminação social, nomeadamente contra o grupo conhecido como nômades irlandeses, grupo constituído por cerca de 31 mil pessoas, ou 0,7% da população do país.
Democracia: Estável, onde os direitos políticos e as liberdades civis são robustos, apesar de haver alguma incidência de corrupção.
Pontos fortes: Bom processo eleitoral e pluralismo político, participação política e cultura política.
Situação da imprensa: Totalmente livre.