• This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Nova Forma de Governar

Nova Forma de Governar


A Democracia de hoje é muito diferente da que existia há alguns séculos. Hoje, as populações possuem mais direitos garantidos aos cidadãos, tais como direitos: civis, políticos, econômicos e sociais. Além disso, tem havido um aumento no nível de participação política das pessoas, aumentando a responsabilidade dos governos para com os seus eleitores e permitindo que mais vozes sejam ouvidas nas decisões políticas.

O voto secreto, o sufrágio universal, auditável, e o voto direto nos plebiscitos também contribuíram para a modernização da Democracia. A ideia da livre participação de todos os cidadãos nas decisões políticas está diretamente associada aos dois grandes valores da Democracia: igualdade e liberdade. As conquistas aparentemente elementares são resultados de mudanças e transformações ocorridas ao longo de mais de 2 mil anos de história da Democracia.

Um modelo de governo dinâmico que continua a evoluir e que pode e deve ser muito melhorado. Na tradição democrática moderna, em que as eleições estão no centro do processo de tomada de decisão, a participação direta da população ainda ocorre de forma ineficaz. Em geral, o cidadão comum não tem voz nem espaço para ouvir. Ele não participa dos processos de tomada de decisão que, na prática, são definidos por diferentes grupos intermediários entre ele (o cidadão) e aqueles que elegeu para representá-lo.

Nesse modelo, a sociedade é chamada a votar apenas para eleger seus representantes, e não a participar da gestão pública. Por outras palavras, a eleição não resolve toda a questão da autorização que os governantes recebem da população, nem garante a representação que por direito pertence ao povo.

Dois termos que traduzem uma ideia que só funciona bem quando estamos juntos, pois não há Democracia sem a participação do povo e, em regimes autoritários, a maioria do povo está proibida de participar. Portanto, o princípio da nossa participação é a defesa da Democracia, sem ela não há participação do povo, e os seus direitos, interesses e necessidades não são considerados.

A Democracia é um regime político em que a soberania deve ser exercida pelo povo. Os cidadãos são os detentores do poder e depositam parte desse poder nas instituições do Estado, para que o mesmo possa coordenar a organização da sociedade e esta por vez tem o poder de auditar as instituições, a transparência é fundamental numa Democracia.

A Democracia tem origem grega – “demokracia” (demo = povo e kracia = governo) – e significa governo do povo. Surgiu na Grécia Antiga, mais especificamente no ano 510 a.C., nas cidades-estado de Atenas.

Não existe um tipo único de regime político democrático, a Democracia divide-se basicamente em: Democracia Direta, em que a ação política é realizada pelo cidadão, Democracia Participativa, quando o cidadão participa com o Estado, e Democracia Representativa, em que o cidadão elege um representante para atuar na defesa de seus direitos e interesses.

Portanto, o representante eleito deve identificar-se com os interesses e necessidades de quem o elege, e ser responsável, ou seja, responder com habilidade aos anseios do Povo.

 

 


© 2023 Foro Global.Todos os Direitos reservados. Produzido por Foro Global